Olhem como a mentira tem pernas curtas.
Da Folha Online, de 15 de maio de 2010:
Os coordenadores da área energética do programa de governo do então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 rejeitam a versão contada por Lula na noite de quinta-feira, no programa de TV do PT, sobre o surgimento do Luz para Todos.
Lula atribuiu a ideia a Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia e hoje pré-candidata petista ao Planalto, e deu a entender que ela ocorreu depois de ele estar eleito. "Uma das coisas que me impressionaram foi o dia em que Dilma entrou na minha sala me propondo a ideia do Luz pra Todos", afirmou Lula na TV.
Luiz Pinguelli Rosa e Ildo Sauer, coordenadores da área energética do plano de governo petista, afirmam que a ideia já estava nos programas de Lula desde 1989. Em 2002, era chamado de Universalização do Acesso à Energia.
Segundo Pinguelli, que coordenou os programas energéticos de Lula entre 1989 e 2002, o plano em 2002 já era o de criar um programa para universalizar o acesso à energia, com o governo pagando os custos da chegada da rede até a casa.
Já no governo Lula, Pinguelli lembra de documentos que usavam o nome Escuridão Zero para o programa, em clara referência a outro projeto do governo à época, o Fome Zero. "Não dá para reinventar a história nem mentir", diz Sauer.
O Luz para Todos não conta com dinheiro do Orçamento da União. Entre 2003 e 2009, recebeu investimentos de R$ 15,9 bilhões. Desse montante, R$ 11,3 bilhões (71%) saíram de fundos federais abastecidos com percentuais descontados das contas de luz dos consumidores. O restante veio do caixa das empresas (18%) e dos governos estaduais (11%).
O mérito do governo federal está na formatação dessa política pública. Até o final do ano passado, o Luz para Todos havia beneficiado 2,2 milhões de domicílios no interior do país, o equivalente a cerca de 10 milhões de pessoas. Para 2010, dentro da meta prometida, resta um saldo de 853.294 famílias, além de ao menos 495 mil outras para o próximo governo.
Lançado por FHC e parcialmente financiado por fundos federais abastecidos por contas de energia, o Luz no Campo apontava a universalização em 2015, o que foi antecipado pelo Luz para Todos para 2008.
Na prática, pode-se dizer que o programa está na mesma situação do Bolsa Família em relação ao governo tucano: foram criados por Lula, mas baseados, ao menos em parte, em ações anteriores, como Luz no Campo e Bolsa Alimentação.
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, afirmou ontem em nota que a paternidade do programa é do PSDB.
O secretário nacional de comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), afirma que o "dado concreto" é que o Luz para Todos ganhou a atual dimensão sob a "coordenação explícita" de Dilma. "Filho feio não tem pai", diz ele.
Mostrando postagens com marcador josé serra. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador josé serra. Mostrar todas as postagens
domingo, 16 de maio de 2010
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Meiguice Serra corre o mundo como forma de apoio a sua candidatura
Apareceu um fotoblog em cima da nova mania entre o pessoal descolado da internet, uma galeria de fotos imitando a capa da revista Veja em que José Serra aparece em close meigo, "a la" Barack Obama na capa da revista Time. Essas pics estão espalhadas pela internet, em redes que vão desde Orkut, passando pelo Facebook e indo até o Twitter. Aliás, foi na comunidade dos 140 toques que a idéia nasceu e se alastrou. Uma boa medida do apoio que José Serra consegue junto ao público jovem da rede, já que mais de 80% são imagens de claro apoio. Vale a pena conferir no http://meiguiceserra.wordpress.com/
Marcadores:
blog,
campanha eleitoral,
capa,
josé serra,
mania,
meiguice serra,
meme,
o brasil pode mais,
pics,
revista veja,
tv globo
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Dilma no Datena X Serra no SBT
Ontem, feriado de Tiradentes - o dentista mineiro que fez história - também foi dia de Dilma Rousseff e José Serra iniciarem suas campanhas na TV visando a presidência da república. Cada um em um canal diferente, quase no mesmo horário. Tá certo que Dilma foi até poupada pelo "entrevistador" José Luiz Datena, já que o mesmo é amigo pessoal de Lula e, mesmo constrangidíssimo, ainda deu uma forcinha para que Dilma não escorregasse a ponto de cair no chão de pernas para o ar. Serra foi no jornal do SBT, sendo entrevistado pelo jornalista, esse de verdade, Carlos Nascimento. Estão aí os vídeos, é só comparar. José Serra estudou, trabalhou, tem currículo, experiência e um histórico de realizações invejável. Fala quatro idiomas. Dilma não fala nem português. Serra tem na ponta da língua resposta para a questão que for. Dilma precisa de ajuda, de copo com água e açúcar, e pior, de intérprete para traduzir o estranho idioma que fala.
Pense assim: Se você trabalhasse como selecionador de emprego, para quem daria a vaga? Se os dois fossem cirurgiões, prestes a passar o bisturi em sua barriga, qual dos dois escolheria? Esse dia, emblemático na história do Brasil, pois além de Tiradentes, é também o dia da morte de Tancredo Neves, será lembrado no futuro como o dia em que a verdade de uma eleição se apresentou, crua e nua, diante do povo brasileiro. Talvez seja o dia que mudará a história do Brasil, mais uma vez. Confira nos vídeos abaixo.
José Serra no SBT Brasil:
Dilma Rousseff no programa do Datena (Brasil Urgente):
Pense assim: Se você trabalhasse como selecionador de emprego, para quem daria a vaga? Se os dois fossem cirurgiões, prestes a passar o bisturi em sua barriga, qual dos dois escolheria? Esse dia, emblemático na história do Brasil, pois além de Tiradentes, é também o dia da morte de Tancredo Neves, será lembrado no futuro como o dia em que a verdade de uma eleição se apresentou, crua e nua, diante do povo brasileiro. Talvez seja o dia que mudará a história do Brasil, mais uma vez. Confira nos vídeos abaixo.
José Serra no SBT Brasil:
Dilma Rousseff no programa do Datena (Brasil Urgente):
Marcadores:
21 abril 2010,
band,
brasil urgente,
canta,
datena,
dilma rousseff,
gagueja,
jornal do sbt,
josé luiz datena,
josé serra,
lula,
psdb,
pt,
sbt,
tiradentes,
tv bandeirantes,
vídeo,
youtube
segunda-feira, 29 de março de 2010
Greve dos professores em SP: Bandidagem politiqueira VII
Os protestos de delegados e professores de São Paulo evidenciam motivações políticas neste ano eleitoral. Muitos dos pedidos estão distantes da realidade nacional. Os delegados paulistas querem, por exemplo, ganhar mais que a cúpula da polícia de Nova York. Os professores querem um aumento que inviabilizaria o funcionamento da Secretaria de Educação. O governador José Serra (PSDB) será candidato à Presidência.
No caso dos professores, o reajuste salarial exigido pelo movimento grevista aumentaria em 3,5 bilhões de reais por ano o gasto com a folha de pagamento. O Orçamento da Secretaria de Educação de São Paulo é de 16 bilhões de reais, dos quais 10,4 bilhões já estão comprometidos com salários. Se o valor gasto com salários chegar a 13,9 bilhões, sobrarão apenas 2,1 bilhões para pagar transporte dos alunos, merenda, material, obras etc.
Os delegados de Polícia Civil iniciaram esta semana uma "operação padrão", que promete tornar mais lento o atendimento ao público. Os líderes do movimento não descartam uma interrupção total dos serviços nas delegacias, caso o governo não se manifeste.
A Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de SP) reivindica uma reestruturação que inclua o reconhecimento da profissão como carreira jurídica, o que possibilitaria equiparar o salário de um delegado ao de um promotor.
Em 10 anos de carreira, o delegado ganharia cerca de 20 mil reais, ou US$ 11 mil por mês. Com 13º salário e férias chega-se a um total de US$ 149 mil por ano. Entre os mais de 40 mil policiais de Nova York, apenas onze da alta hierarquia recebem os maiores pagamentos da corporação, que somam US$ 138 mil por ano. Quando se aposentam, os americanos levam apenas 50% do salário.
"A questão salarial está chegando a um absurdo. Todos os policiais brasileiros querem ganhar o que nenhum policial do mundo ganha", diz José Vicente da Silva Filho, coronel da reserva da PM, ex-secretário nacional de Segurança Pública no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Esta semana a Apeoesp (sindicato dos professores da rede de São Paulo) organizou nova manifestação de professores da rede estadual, em greve desde o começo do mês. O protesto terminou em confronto com a Polícia Militar e quatro professores foram detidos.
A entidade quer um reajusta salarial de 34%, afirmando que nenhum reajuste foi concedido desde 2005. O custo anual seria de 3,5 bilhões de reais.
Mas, considerando todos os reajustes nas tabelas e as gratificações concedidas, os professores de primeira a quinta séries tiveram sua remuneração aumentada em 36%. De quinta a nona séries e no Ensino Médio, o aumento foi de 38,2%.
A folha de pagamentos da Secretaria de Educação cresceu, entre 2005 e 2009, de R$ 7,8 bilhões para R$ 10,4 bilhões, ou 33%.
Ligações
A Apeoesp é presidida por Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, filiada ao PT. O antecessor dela foi Carlos Ramiro Castro, o Carlão, suplente do senador Eduardo Suplicy (PT). Ao deixar a presidência da Apeoesp, Ramires assumiu o comando do Conselho de Servidores, encarregado da negociação com o governo.
Depois de organizar greves e protestos durante a semana, Bebel encontrou espaço na agenda para dividir um palanque com a pré-candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ela foi chamada de Bebel por Dilma e, apesar de o ato ser voltado para as mulheres metalúrgicas, sentou-se na mesa principal e chegou a ser classificada de "irmã nossa" por um dos presentes.
Já a associação dos policiais é ligada à Força Sindical, entidade presidida pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, da base do governo federal e que faz oposição em São Paulo.
No início do mês, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo apresentou uma proposta de aumento salarial para policiais civis, militares e científicos do Estado de até 23,82% (caso dos soldados de segunda classe da PM em cidades com até 200 mil habitantes). Para a Adpesp, a proposta do governo não avança nas negociações.
No caso dos professores, o reajuste salarial exigido pelo movimento grevista aumentaria em 3,5 bilhões de reais por ano o gasto com a folha de pagamento. O Orçamento da Secretaria de Educação de São Paulo é de 16 bilhões de reais, dos quais 10,4 bilhões já estão comprometidos com salários. Se o valor gasto com salários chegar a 13,9 bilhões, sobrarão apenas 2,1 bilhões para pagar transporte dos alunos, merenda, material, obras etc.
Os delegados de Polícia Civil iniciaram esta semana uma "operação padrão", que promete tornar mais lento o atendimento ao público. Os líderes do movimento não descartam uma interrupção total dos serviços nas delegacias, caso o governo não se manifeste.
A Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de SP) reivindica uma reestruturação que inclua o reconhecimento da profissão como carreira jurídica, o que possibilitaria equiparar o salário de um delegado ao de um promotor.
Em 10 anos de carreira, o delegado ganharia cerca de 20 mil reais, ou US$ 11 mil por mês. Com 13º salário e férias chega-se a um total de US$ 149 mil por ano. Entre os mais de 40 mil policiais de Nova York, apenas onze da alta hierarquia recebem os maiores pagamentos da corporação, que somam US$ 138 mil por ano. Quando se aposentam, os americanos levam apenas 50% do salário.
"A questão salarial está chegando a um absurdo. Todos os policiais brasileiros querem ganhar o que nenhum policial do mundo ganha", diz José Vicente da Silva Filho, coronel da reserva da PM, ex-secretário nacional de Segurança Pública no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Esta semana a Apeoesp (sindicato dos professores da rede de São Paulo) organizou nova manifestação de professores da rede estadual, em greve desde o começo do mês. O protesto terminou em confronto com a Polícia Militar e quatro professores foram detidos.
A entidade quer um reajusta salarial de 34%, afirmando que nenhum reajuste foi concedido desde 2005. O custo anual seria de 3,5 bilhões de reais.
Mas, considerando todos os reajustes nas tabelas e as gratificações concedidas, os professores de primeira a quinta séries tiveram sua remuneração aumentada em 36%. De quinta a nona séries e no Ensino Médio, o aumento foi de 38,2%.
A folha de pagamentos da Secretaria de Educação cresceu, entre 2005 e 2009, de R$ 7,8 bilhões para R$ 10,4 bilhões, ou 33%.
Ligações
A Apeoesp é presidida por Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, filiada ao PT. O antecessor dela foi Carlos Ramiro Castro, o Carlão, suplente do senador Eduardo Suplicy (PT). Ao deixar a presidência da Apeoesp, Ramires assumiu o comando do Conselho de Servidores, encarregado da negociação com o governo.
Depois de organizar greves e protestos durante a semana, Bebel encontrou espaço na agenda para dividir um palanque com a pré-candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ela foi chamada de Bebel por Dilma e, apesar de o ato ser voltado para as mulheres metalúrgicas, sentou-se na mesa principal e chegou a ser classificada de "irmã nossa" por um dos presentes.
Já a associação dos policiais é ligada à Força Sindical, entidade presidida pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, da base do governo federal e que faz oposição em São Paulo.
No início do mês, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo apresentou uma proposta de aumento salarial para policiais civis, militares e científicos do Estado de até 23,82% (caso dos soldados de segunda classe da PM em cidades com até 200 mil habitantes). Para a Adpesp, a proposta do governo não avança nas negociações.
Marcadores:
apeoesp,
baderna,
bagunça,
bebel,
delegados,
dilma rousseff,
do PT,
eleições,
greve,
greve política,
josé serra,
policia civil,
politicagem,
professores,
sindicato
Assinar:
Postagens (Atom)
