domingo, 19 de setembro de 2010

200 mil reais CABEM sim em um envelopão pardo Sra. Dilma!

Quatro montes de 50 mil reais cada, totalizando 200 mil reais


Ueba! Vou comprar uma Land Rover zero!


Obrigado Senhor Lula por esse empregão, amém.


A esgotosfera já está soltando pela rede que 200 mil reais não caberiam dentro de um envelope pardo tamanho grande.

Realmente, se fosse em notas de 10, 20 e 50 reais, como quando foi apreendido pela Polícia Federal junto aos aloprados em 2006 tentando comprar aquele dossiê fajuto contra José Serra e Geraldo Alckmin, não caberia mesmo. Naquela época, parte do dinheiro apreendido tinha marcações nos maços que remetiam a um bicheiro do Rio de Janeiro. Eram notas arrecadadas em bancas do jogo do bicho, por isso até maços de notas de 5 reais estavam no meio da bufunfa.

No caso atual, que envolve distribuição de propina dentro da Casa Civil, quando Dilma Rousseff ainda era ministra, o dinheiro, segundo testemunho de um dos receptadores, era proveniente de propina gorda paga pela compra de um lote extra de Tamiflu no valor de 34 milhões de reais. Levando em conta a tradição brasileira dos 10%, essa compra poderia ter rendido 3,4 milhões em propina. Tirando 2,4 milhões pros ratos grandes, sobraria cinco "presentinhos" de 200 mil para os subalternos diretos.

Para calar a boca de blogueiro financiado pela Caixa Econômica Federal, pelo BNDES e pela Petrobras (todos muiiiiiito isentos pode-se constatar hehehe), esse blog, que NÃO RECEBE UM SÓ CENTAVO DE QUEM QUER QUE SEJA, fez uma simulação em 3D do que seria esses 200 mil reais pagos em notas de 100 novinhas, embaladinhas direto de um banco. Valores desse porte em notas desse calibre são geralmente pouco manipulados. Acredito que as notas venham passadinhas a ferro a vapor direto da prensa da casa da moeda para o cofre dos bancos e dali pro sacador.

Pegando as medidas oficiais da nota de 100 reais (140 x 65 milímetros) e usando gramatura de 100 gramas, chegaríamos a maços apertadinhos de 10 mil reais com aproximadamente 1.3cm de altura (ou 13 milímetros). Colocando 5 maços um em cima do outro, chegaríamos a 6,5cm de altura (ou 65 milímetros). Isso daria um monte de 50 mil reais. Quatro montes desses chegariam aos 200 mil alegados.

Um envelope pardo grande tem medidas que vão de 229mm X 325mm até 370mm X 470mm. Vamos pegar um intermediário, de 250mm X 353mm (todas as medidas são padrão do mercado brasileiro).

As simulações estão lá em cima. Vocês tirem suas conclusões.

5 comentários: