domingo, 4 de abril de 2010

Denúncia!Vox Populi repete a mesma amostra em pesquisas diferentes para presidência. Isto é gravíssimo

Pesquisa em que Dilma Rousseff aparece melhor colocada tem indícios de manipulação grosseira

A Vox Populi realizou duas pesquisas em 2010, para medir as intenções de votos à presidência da república, ambas contratadas pela Rede Bandeirantes de Televisão. A primeira em 19 de janeiro, registrada no TSE sob o número 1057/2010. A segunda foi realizada em 30 de março e foi registrada no TSE sob o número 7337/2010. Em ambas os registros, estão nominados os municípios onde as pesquisas seriam aplicadas. Este dado é fundamental, pois é o que comprova que a amostra é probabilística. Para conferir os municípios, basta acessar os links acima com o print screen das telas do site do TSE (que hora e meia cai e fica inacessível). Ali é possível conhecer todos os municípios que compuseram a amostra. Abaixo, vejam como a metodologia da pesquisa é explicada em detalhes pela Vox Populi:

A amostra é estratificada por cota, distribuída proporcional ao eleitorado de cada região (Centro Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste). Dentro de cada região as entrevistas serão distribuídas pelos estados e a partir daí serão selecionadas amostras probabilísticas de conglomerados em três estágios: 1º estágio: seleção probabilística de municípios, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando como base o número de eleitores de cada município; 2º estágio: seleção aleatória dos setores censitários ou bairros dentro do município; 3º estágio: seleção dos respondentes dentro dos setores censitários ou bairros através de uma quota proporcional de Gênero, Idade, Escolaridade e Renda Familiar, de acordo com o perfil da população em estudo. As entrevistas foram pessoais e domiciliares. Fonte de dados: IBGE, Censo 2000 e PNAD 2008 TSE, Cadastro de Eleitores 2010.

Uma seleção probabilística é aquela onde existe a probabilidade(igual para todos)de sortear um entrevistado, permitindo a extrapolação dos resultados amostrais para toda a população. No caso de municípios, pega-se todo o universo e todos os municípios tem a mesma chance de serem selecionados.A partir daí, qualquer morador pode ser entrevistado e responder a pesquisa.

O que o ocorreu com as duas pesquisas da Vox Populi? Elas pesquisaram praticamente as mesmas cidades, contrariando um princípio elementar da metodologia indicada para o Tribunal Superior Eleitoral, caracterizada pela aleatoridade. Deveria ter havido sorteio dos municípios, para que a amostra não se tornasse viciada. Não houve sorteio, a não ser pequenas mudanças na Bahia. O instituto simplesmente foi aos mesmos lugares para realizar os levantamentos, o que conspurca e invalida os resultados. Existem mais de 5.000 municípios no país e o instituto repetiu basicamente a mesma centena de cidades em duas pesquisas diferentes!

Os dados estão depositados no Tribunal Superior Eleitoral. Não é a primeira vez que este instituto apresenta informações estranhas em suas pesquisas. Quem não lembra dos discos de identificação dos candidatos com o nome de José Serra invertido?

Leia mais no blog Coturno Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário