sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dilma despenca nas pesquisas regionais - vai dar 2º turno!


A queda de Dilma Rousseff (PT) e a subida de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) já foram constatadas pelos institutos sérios Datafolha e Ibope em seus últimos campos. A tendência é de mais queda até o dia das eleições, principalmente pelo maior conhecimento das falcatruas e roubalheiras cometidas pela ex-secretária Erenice Guerra, substituta de Dilma no ministério da Casa Civil e seu braço direito desde os tempos em que Dilma era uma ninguém, uma reles militante com carguinhos sem importância.

A queda de Dilma nas pesquisas se torna desabamento, quando focamos no detalhamento por regiões, escolaridade e nível de renda.

Os gráficos acima mostram como em alguns estados Dilma escorrega feio, principalmente onde a população é mais escolarizada e politizada. Isso significa que o efeito "onda" vai se consumar nos próximos dias, já que essa população é a que discute política nos bares, nas reuniões familiares, no trabalho, na hora do almoço ou da pizza de domingo. É o público que forma opinião junto aos indecisos, que ainda são 10% do eleitorado. No Acre, Dilma já amarga um terceiro lugar com apenas 16%, atrás de Marina com 29% e Serra com 39%.

Pegando os dados gerais, do Brasil todo, Dilma despenca 8 p.p. entre os eleitores mais escolarizados e praticamente 10 p.p. nos com renda entre 5 e 10 salários mínimos - a classe média.

Na região nordeste há também ligeira queda, mas é o pedaço do país onde a diferença a favor de Dilma ainda é grande e folgada. O problema, para ela, é que justamente nessa região há historicamente mais eleitores que não comparecem às urnas no dia da votação, e onde o número de votos inválidos também é maior. Só isso já tira de Dilma pelo menos 1 p.p. do resultado geral englobando todo o Brasil, e que não é captado no resultado das pesquisas.

O tracking diário feito pelas campanhas petista, tucana e dos verdes indicam também o derretimento constante e firme das intenções de voto em Dilma. Por isso o presidente Lula até deixou de comparecer na reunião anual de líderes da ONU, para não perder um dia sequer de campanha na tentativa desesperada para reverter o quadro de esvaziamento da sua candidata. Lula, Dilma e os petistas morrem de medo de um segundo turno, pois nesse caso haverá igualdade de condições entre os dois finalistas, e um maior comprometimento em comparecer a todos os debates nos meios de comunicação. Lula sabe das limitações da sua candidata quando confrontada sem o apoio do marketing, aquele marketing que mascara a realidade e mostra na TV uma Dilma sorridente, falando sem gagueira nem tolices.

Mas esse esforço do presidente não está surtindo efeito, e na semana que vem o empate sem margem de erro entre oposicionistas e governo será a manchete de todos os jornais. Teremos segundo turno!

3 comentários:

  1. O DIA “D” ESTAR PARA CHEGAR ( Ditadura e Perpetuação do PT no Poder )

    Eles querem e vão se apropriar do Brasil Porque a Oposição e o Povo Nada Fazem para mudar este destino desastroso .

    Vejo que muitos blogs, parte da imprensa, famosos, instituições, empresas, políticos entre muitos outros por todo este Brasil a fora criticam as sucessivas denuncias de corrupção do governo Lula, da clara e evidente tentativa de censura e ditadura do governo Lula, e da possível apropriação do Brasil por parte do da Quadrilha do PT .
    O Interessante é que reclamamos, reclamamos, reclamamos, reclamamos e nada muda e com isso Lula, Dilma e Toda a quadrilha do PT vai avançando em sua conquista(Se apropriando do Brasil ) assim sendo se concretizando a real possibilidade do Brasil ser transformado em Venezuela Ou Cuba.
    Oito anos no Poder e esse incompetente do Lula que nada implantou de novo no Real , apenas seguiu na íntegra o Real de FHC conforme recebeu .
    Nem a Reforma tributária Lula teve capacidade de fazer .
    Diante de Tantas reformas necessárias para fazer um Brasil promissor de Verdade , Lula não fez uma só reforma relevante para tentar diferenciar o seu governo do antecessor..
    Lula não Fez nem a reforma Tributária a qual ele tanto cobrou quando era oposição.
    Mas temos que reconhecer que Lula tem trabalhado e se empenhado pessoalmente e Muito em uma única reforma. A Reforma para fazer do Brasil uma Venezuela ou Cuba e com isso se perpetuar no poder.
    Essa Reforma será alcançada porque no Brasil temos o péssimo habito de aceitar as coisas de maneira pacifica até ser tarde D + .
    Quando acordarmos, será tarde porque a reforma que Lula busca realizar , será conquistada por esta quadrilha do PT .
    Aliais amizade e exemplos como fazer não falta para Lula , até porque seus amigos íntimos como por Exemplo: Irã, Cuba e Venezuela sabem muito bem como apoiarem Lula nessa Hora.


    Que Deus nos proteja do que vem por ai, e saudades, muita saudades iremos ter de um Brasil democrático , promissor e saudável .

    Fui....
    Nikacio lemos
    23 anos
    P.S. Todos dizem: Lula quer se perpetuar no poder !!!
    Lula vai fazer do Brasil uma Venezuela ou Cuba!!!
    Lula é Ditador!!!
    Lula vai se apropriar do Brasil!!

    E NADA FAZEM PARA MUDAR E EVITRAR ESSE DESASTRE !!!

    ResponderExcluir
  2. tão maluco é?

    Dilma Vence no Primeiro turno

    ResponderExcluir
  3. Acho q perde e feio....só escândalo...corrupção petista ....fora PT

    ResponderExcluir