segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dilma entra no segundo turno como perdedora


Dilma, Lula e o PT inteiro entraram de salto alto nessa campanha presidencial. Dilma se achava preparada, coisa que não é. Lula contava com o ovo dentro da galinha na suposta transferência de sua popularidade, sem levar em conta que isso já não ocorreu nas eleições municipais de 2008. Em São Paulo por exemplo, naquele ano Marta Suplicy tomou uma virada de Gilberto Kassab do DEM, mesmo com Lula participando ativamente do palanque e da TV. Os petistas, bem, esses contavam com o resultado das verbas bilionárias, coisa nunca antes visto na história eleitoral do país. Nunca um governo injetou tanta propaganda de estatais louvando um governo na mídia como o governo Lula fez. Até a capitalização da Petrobras foi convenientemente prorrogada para calhar quase na véspera da eleição. Tudo muito bem planejado, mas errado!

Lula virou presidente com horário de expediente, como se fosse um simples funcionário público. Esperava dar 18hs para pegar o paletó e sair fazendo comícios Brasil afora. Combinava a agenda de presidente com a de cabo eleitoral, para escandalosamente fazer campanha para seu poste. Isso tudo pago indiretamente pelos nossos bolsos. Lula virou o presidente do PT no comando da nação, misturou tudo. Achou que ia levar no primeiro turno e, fortalecido com uma vitória acachapante, ninguém mais iria pegar no seu pé. Tudo perfeito.

O que eles não esperavam era o povo discordar. Esqueceram de combinar antes com o eleitor. Esse, mais uma vez, deu uma lição dura para Lula. Assim como em 2006, quando Lula não acreditou que teria que ir para uma nova eleição no segundo turno. Sem aprender com os erros passados fez da arrogância e da malandragem novamente o mote do seu jogo político. Dançou!

Dilma entra menor e com o carimbo de perdedora nessa nova fase da campanha justamente por esses fatores. Quem se lambuzou na postura de presidente antes da eleição vê agora a corrida se esticar como corda no pescoço. Sentou na cadeira presidencial sem autorização dos verdadeiros donos dela. Vai ter que se dobrar e calçar as sandálias da humildade, o que não será fácil visto os antecedentes da moça. Aquela candidata Dilma que só dava entrevista à imprensa por trás de um púlpito de acrílico, protegida por um cordão de isolamento, sem contato com os jornalistas e sempre amparada por tutores, vai ter que encarar o "quebra-queixo" junto dos microfones dos repórteres, sentindo o cheiro do suor de quem trabalha.

José Serra, ao contrário, entra vitorioso: sua candidatura foi morta dia após dia pela imprensa partidária e pelos institutos de pesquisa fajutos, tais como Vox Populi e Sensus. Os blogs das ratazanas incentivavam a militância petista a ser arrogantes como a candidata, desprezando a força que o PSDB tem em várias regiões do país. Por isso essa passagem de Serra ao segundo turno vem carregada do simbologismo da superação, uma qualidade muito apreciada por todo brasileiro.

Resumindo o ato cidadão desse domingo, 03 de outubro de 2010: José Serra vem na escalada da superação, Dilma Rousseff na escorregada da arrogância. Vamos agora ter a oportunidade de ver quem tem mais preparo e condições de verdade para presidir o país. Um domingo de Graça esse.

3 comentários:

  1. Esta tal de Dilma GUERRILHEIRA E ASSASSINA tem mais é que ir para o Chile ou outro paisinho sulamericano qualquer das esquerdas raidicais e retrógadas. Bom voiage

    ResponderExcluir
  2. Chile? Chile é o país mais democrático, com o melhor nível educacional e o melhor padrão de vida da américa do sul. Dilma deveria ir para a Venezuela, ser conselheira de Hugo Cháves, o tirano. No Chile ela seria no máximo vereadora de alguma cidade perto de Santiago.

    ResponderExcluir